
Isso Pode Esperar: Ghelere Transportes é parceira da PRF em campanha contra o uso de celular ao volante
O uso do telefone enquanto dirige aumenta em 400% a chance de acidentes de trânsito, de acordo com a pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além de ser altamente perigosa, a utilização de celulares ao volante é um crime e , se flagrado, o motorista pode ser multado em R$ 293,47 e receber sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Pensando nisso, a Polícia Rodoviária Federal lançou a campanha “Isso Pode Esperar”, lançada no início de abril. O projeto conscientiza sobre o uso inadequado de celular ao volante, principalmente nas rodovias, e contou com o apoio da Ghelere Transportes na produção de 500 porta celulares.
Para enfrentar o crescente número de motoristas autuados pelo comportamento inadequado, os agentes da PRF realizarão bate-papos e palestras sobre a temática em escolas, faculdades e empresas da região Oeste do Paraná durante o ano de 2025.
Os participantes também receberão um porta celular feito de tecido, em formato de bolso, que deve ser utilizado para guardar o telefone do motorista enquanto ele está na direção. O item é simples, mas eficaz, pois auxilia o condutor a evitar distrações.
Durante a campanha, os policiais também destacam como as preocupações pessoais influenciam diretamente o comportamento no trânsito. Situações como problemas familiares ou desafios no trabalho podem reduzir significativamente o nível de atenção do condutor.
A Ghelere Transportes coloca em prática as orientação da campanha Isso Pode Esperar também internamente, onde realiza capacitações com os motoristas, conscientizando sobre os riscos do uso do telefone e importância de se concentrar durante a direção.
Além disso, nossos veículos contam com tecnologias como câmeras com inteligência artificial que identifica comportamentos de risco na direção, entre eles, o uso de celular.
Assim que a ação inadequada é detectada, a câmera envia alertas na cabine para o motorista e no sistema para o time de segurança, permitindo uma atuação preventiva. Posteriormente, as situações são analisadas pelas equipes de segurança e gestão, que realizam ações educativas e corretivas.
Se for dirigir, não utilize o celular, isso pode esperar!