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Desafios para tornar o Transporte Logístico mais sustentável

O transporte logístico é vital para a economia, mas também um dos grandes emissores de CO₂ — com 223,8 milhões de toneladas emitidas em 2023 no Brasil, segundo o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA). 

Tornar o setor mais sustentável é um desafio, e transportadores como a Ghelere já estão buscando e implementando soluções eficientes para minimizar o impacto ambiental. 

Este artigo encara as dificuldades e busca iniciativas sustentáveis que possam potencializar o transporte logístico e contribuir para o meio ambiente. 

Redução das emissões de CO2

O controle das emissões é uma das maiores dificuldades do transporte. No Brasil, a idade média dos caminhões autônomos é de 14 anos, fazendo com que grande parte dos veículos ainda emitam altos níveis de CO2, gás que contribui para o efeito estufa e é responsável por 75% do aquecimento global. 

Para minimizar esse impacto, transportadoras estão investindo em tecnologias e combustíveis menos poluentes. A seguir, conheça as iniciativas capazes de tornar a operação de transportadores e embarcadores menos poluentes.

Veículos Euro6: os caminhões mais modernos do mercado

Estes modernos caminhões atendem à norma ambiental europeia, implementada em 2014, que passou a vigorar no Brasil em 2024, estabelecendo padrões mais rígidos de controle de emissões. 

Por esse motivo, transportadoras que investem em veículos Euro 6 reduzem suas emissões e colaboram para que os embarcadores também tenham melhores resultados nos indicadores ambientais da agenda ESG (Environmental, Social, and Governance).

O modelo é considerado o mais moderno e conta com tecnologias de Redução Catalítica Seletiva (SCR) e a Recirculação de Gases da Exaustão (EGR), que contribuem para um transporte mais sustentável. 

Entre 2023 e 2024, a Ghelere Transportes investiu mais de R$119,4 milhões em veículos Euro6, reforçando seu compromisso com a redução das emissões e com a modernização do transporte rodoviário de cargas.

Combustíveis menos poluentes

O uso de diesel S10, que tem menor teor de enxofre, é outra opção eficiente para reduzir o impacto ambiental no transporte rodoviário de cargas. 

Alguns benefícios de escolher este combustível:

  • Queima mais limpa e eficiente
  • Reduz emissões de carbono
  • Aumenta a vida útil do motor
  • Evita entupimento dos bicos injetores

Padrão de condução: em busca do alto desempenho no consumo de combustível

A forma de condução dos motoristas é um fator determinante que impacta diretamente o consumo de combustível e, consequentemente, na emissão de poluentes.

Os motoristas que recebem treinamentos contínuos são mais preparados para operar de forma eficiente, extraindo melhores resultados do caminhão, economizando no diesel – e nas emissões.

Na Ghelere Transportes, todos os motoristas passam pelo Padrão Ghelere Condução, um treinamento rigoroso que visa capacitar os profissionais a conduzirem veículos modernos, tirando proveito da tecnologia embarcada.

Além disso, os motoristas são instruídos com base nas principais recomendações de montadoras como DAF e Scania, que já desenvolveram métodos de condução que visam reduzir o consumo de combustível por quilômetro rodado – reduzindo também as emissões.

Descarte de resíduos no transporte rodoviário de cargas

O descarte correto de resíduos como óleos, filtros e materiais contaminantes é essencial para a preservação do meio ambiente. 

Investir em sistemas de separação, descarte e coleta de resíduos contando com empresas terceirizadas e especializadas é uma alternativa eficiente para as transportadoras.

Uso adequado dos pneus

Um único pneu pode levar até 600 anos para se decompor na natureza, e o descarte incorreto representa um risco ambiental, que pode levar a contaminação do solo e dos lençois freáticos

A destinação correta dos pneus inservíveis pode ser feita encaminhando-os para pontos de coleta da prefeitura ou do fabricante.

Para empresas de transporte, antes do descarte dos pneus, uma solução sustentável e de ótimo custo-benefício é a recapagem de pneus

A ação de recapar os pneus está prevista na legislação brasileira e traz alguns benefícios para as operações logísticas:

  • Prolonga a vida útil dos pneus. 
  • Reduz os custos operacionais.
  • No primeiro trimestre de 2025, a Ghelere deixou de emitir 165.766 kg de CO₂, o equivalente a 1.016 árvores por meio da recapagem de pneus

Energia solar nos caminhões

Novidade para muitos motoristas e transportadores, os paineis solares flexíveis instalados nos veículos são utilizados como energia extra para sistemas elétricos, como ar-condicionado de teto, rastreadores, telemetria, entre outros componentes.

O uso de paineis solares evita a sobrecarga da bateria e pode impactar positivamente no consumo de combustível, pois elimina a necessidade de dar partida no veículo após 2, 3 dias parado no pátio.

Por fim, o uso de paineis solares prolonga a vida útil das baterias, evitando o descarte precoce e reduzindo os resíduos.

Qualidade do ar 

A melhoria da qualidade do ar é um dos fatores em constante busca por soluções sustentáveis no setor de transporte. 

Os caminhões abastecidos com combustíveis fósseis são grandes emissores de poluentes, como óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP), que afetam diretamente a saúde humana e o meio ambiente.

Uma das iniciativas que faz diferença na rotina da transportadoras é o uso de Arla 32.

Arla 32: o aliado dos veículos modernos

O ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo) reduz os níveis de NOx emitidos pelos escapamentos. O NOx corresponde aos gases emitidos na queima do diesel, influencia a qualidade do ar nas cidades e agrava doenças respiratórias.

Por meio de uma solução de ureia que atua no sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR), o Arla 32 transforma os gases poluentes em nitrogênio e vapor de água, que são inofensivos à natureza. 

O uso é obrigatório em veículos fabricados a partir de 2012 e por isso, está presente em 100% da frota de veículos da Ghelere, que possui idade média de 3 anos.

No entanto, o uso de Arla 32 ainda não é generalizado, principalmente devido a idade média dos veículos no país, conforme dados da CNT (Confederação Nacional do Transporte).

Programa Despoluir 

O Programa Despoluir, CNT, mede a emissão de fumaça preta nos veículos e orienta as empresas sobre práticas de condução e manutenção que reduzem impactos ambientais.  

Em 2023 e 2024, 100% da frota da Ghelere foi avaliada e aprovada pelo programa. Ao todo, foram mais de 1.150 avaliações realizadas no período.

A aferição é feita por um equipamento que mede a opacidade veicular, conhecido como “teste da fumaça”, que auxilia a empresa a acompanhar o desempenho dos veículos, o nível das emissões e estimular o uso racional de combustível. A sustentabilidade na logística é mais que uma tendência: é uma necessidade. Empresas que investem hoje em soluções limpas estarão mais preparadas para um futuro competitivo e responsável.

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